Gestão de conflitos: da escalada do conflito às habilidades para gerenciá-los
- Veridiana Martins
- 25 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de set. de 2023
O primeiro passo para iniciar o gerenciamento de conflitos é compreender o conflito, como ele surge e suas etapas, assim como as formas de administrá-lo por meios de habilidades comunicativas e negociais.
Mas o que é conflito? Conflito é um cículo vicioso de ação e reação que se forma em razão de nossos sentimentos quando, frente uma situação de divergência, sentimos que nossas necessidades estão sendo violadas ou ameaçadas.

É importante notar que o conflito não nasce pela divergência em si e sim pelo sentimento provocado nessa situação, por isso a Inteligência Emocional é um elemento importante na gestão de conflitos.
Toda situação conflituosa é antecedida por um momento de tensão que se não for tratada poderá crescer de forma progressiva para situações de confronto e violência, esse crescimento progressivo é o que chamamos de escalada do conflito.
Compreender a escalada do conflito é importantíssimo para não permitir que a situação de tensão se agrave, evitando-se o afastamento da real questão que se está discutindo.
Mapear o conflito, mitigando a sua escalada, é a forma mais eficaz de solucionar um conflito com menor dano para as partes envolvidas.
Gerir conflitos é incentivar o diálogo e a troca de informações. Com empatia, escuta ativa e o uso da comunicação não-violenta é possível identificar a insatisfação dos indivíduos, suas necessidades não atendidas e os interesses subjacentes que os colocam em suas posições.
A partir do conhecimento dos interesses reais é possível construir, por meio de técnicas negociais, uma solução que atenda de forma satisfatória as reais necessidades de todos os envolvidos.
O objetivo da gestão dos conflitos é evitar seu agravamento progressivo, pois quando geridos de forma correta, os conflitos podem se tornar a força propulsora de mudanças positivas.
Para saber mais sobre a escalada do conflito clique aqui.
Comentários