Gestão de Conflitos aplicada a ESG
- Veridiana Martins
- 25 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de jul. de 2023
ESG é uma sigla em inglês que significa "environmental, social and governance" (ambiental, social e governança, em português), temadiretamente ligado a ideia de responsabilidade corporativa.

O ESG tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta e aqui a Gestão de Conflitos entra como instrumento essencial para prática da Governança.
Gestão de conflitos é a organização de boas praticas que visam entender e tratar o conflito da forma mais adequada a cada caso. Gerir conflitos é incentivar o diálogo e a troca de informações, buscando identificar a insatisfação dos indivíduos, suas necessidades não atendidas e os interesses subjacentes que os colocam em suas posições e geram conflitos.
O objetivo da gestão dos conflitos é evitar seu agravamento progressivo, pois quando geridos de forma correta, os conflitos podem se tornar a força propulsora de mudanças positivas.
Por sua vez, governança significa ato de “governar” por meio do estabelecimento de regras, práticas, processos e procedimentos, controles e tomada de decisão. A qualidade do processo interno de tomada de decisões estratégicas e o adequado tratamento dos impasses havidos em nível de administração contribuem de maneira significativa para a eficácia das boas práticas de governança corporativa.
O alinhamento dos diferentes interesses e a melhoria da comunicação interna são objetivos que podem ser concomitantemente alcançados através da gestão de conflitos.
Nesta linha, a gestão de conflitos vem assumindo papel muito relevante como boa prática de governança corporativa, pilar base de todas as iniciativas, práticas e projetos de ESG.
Veridiana Martins
Comentarios