top of page

O que significa uma comunicação alienante segundo a CNV?

Atualizado: 12 de set. de 2023

A Comunicação Não-Violenta (CNV) busca promover uma comunicação que seja construtiva, empática e que crie conexões saudáveis ​​entre as pessoas. Por outro lado, a comunicação alienante, de acordo com a CNV, é aquela que afasta as pessoas, gera desconexão e dificuldade o entendimento mútuo.

Uma comunicação alienante na perspectiva da CNV pode envolver o uso de padrões de linguagem que perpetuam a separação e a falta de compreensão entre as pessoas. Isso pode incluir o uso de críticas, julgamentos, generalizações, rotulagens ou mesmo a negação das necessidades e sentimentos dos outros.


Ao se comunicar de forma alienante, as pessoas podem se sentir julgadas, desvalorizadas ou ameaçadas. Isso pode levar ao fechamento emocional, à defesa e a um maior distanciamento nas relações interpessoais.


Aqui trago algunas exemplos de comunicação alienante, de acordo com a perspectiva da CNV:

  1. Crítica direta e julgamento: Exemplo: "Você é tão preguiçoso! Sempre deixa suas coisas jogadas pela casa."

  2. Generalizações e rotulagem: Exemplo: "Você nunca me escuta. Sempre é assim, insensível e egoísta."

  3. Culpar os outros por sentimentos próprios: Exemplo: "Você me deixa triste quando se comporta assim! ."

  4. Negar ou minimizar os sentimentos dos outros: Exemplo: "Você não tem motivo para se sentir assim. Não é tão importante assim."

  5. Fazer suposições e interpretar sem pedir esclarecimentos: Exemplo: "Você deve estar com raiva de mim porque não respondeu às minhas mensagens."

Nesses exemplos, a comunicação alienante ignora a empatia e não aborda as necessidades e sentimentos reais das pessoas envolvidas. Em vez disso, ela cria uma atmosfera de hostilidade, separação e falta de compreensão mútua.


A CNV incentiva uma abordagem diferente, baseada em quatro componentes-chave: observação objetiva, sentimento, necessidade e pedido. Ao focar na observação objetiva dos fatos, expressar os sentimentos relacionados a uma situação específica, identificar as necessidades subjacentes e fazer pedidos claros e factíveis, a CNV busca criar uma comunicação mais atenta, respeitosa e empática.


A comunicação alienante, por outro lado, tende a se concentrar em culpar, criticar ou rotular os outros, sem levar em consideração seus sentimentos e necessidades. Isso pode levar a uma maior separação e conflito nas emoções.


Portanto, na perspectiva da CNV, uma comunicação alienante é aquela que reforça a desconexão, a falta de empatia e a falta de compreensão mútua, enquanto a CNV nos convida a buscar uma comunicação que promova a conexão, a compreensão e a resolução de conflitos de forma construtiva.

Comentários


bottom of page