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O uso da gestão de conflitos pela advocacia preventiva

Atualizado: 29 de jul. de 2023

A advocacia preventiva está diretamente voltada à minimizar os riscos jurídicos através da adoção de medidas de adequação do cliente e seus negócios às normas jurídicas, para assim evitar processos judiciais ou, se os tiver, aumentar a possibilidade de vitórias ao final da demanda.

Contudo, fato que não é observado e nem mesmo ensinado nas faculdades de Direito, embora de suma importância para uma advocacia que vise minimizar a ocorrência de processos para seus clientes, é uma compreensão mais profunda da possível origem de um processo, ou seja, do conflito.


A palavra “conflito” era pouco falada no meio jurídico, ganhando relevância a partir de 2015 com o advento do atual Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/15) e da Lei da Mediação (Lei n.º 13.140/15). A partir de então o “conflito” passou a ser o objeto de atuação dos advogados e mediadores. No entanto, a maioria dos advogados volta seus olhos para o conflito apenas quando ele se transforma em um processo judicial, não desenvolvendo sua atuação sobre ele na esfera preventiva.


Neste aspecto, para quem atua com a advocacia preventiva, conhecer e compreender o conflito tornou-se uma habilidade essencial como forma de reduzir os riscos jurídicos de seus clientes. O advogado não precisa ser um mediador para atuar na gestão de conflitos. O primeiro passo para iniciar o gerenciamento de conflitos é compreender o conflito, como ele surge e suas etapas, assim como as formas de administrá-lo por meios de habilidades comunicativas e negociais.


Mas o que é conflito? Conflito é um circulo vicioso de ação e reação provocado por nossos sentimento, quando diangte de uma situação de divergência, entendemos que nossas necessidades estão sendo violadas ou ameaçadas.

É importante notar que o conflito não nasce pela divergência em si e sim pelo sentimento provocado nessa situação, por isso a Inteligência Emocional é um elemento importante na gestão de conflitos.


Toda situação conflituosa é antecedida por um momento de tensão que se não for tratada poderá crescer de forma progressiva para situações de confronto e violência, esse crescimento progressivo é o que chamamos de escalada do conflito.


O advogado que conseguir impedir que o conflito escale a ponto de tornar-se um processo estará efetivamente atuando na redução de riscos jurídicos para seu cliente. Entender como um conflito surge, as suas etapas e como ele escala até tornar-se um processo é essencial para quem atua com advocacia preventiva.

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