Uma boa gestão de conflitos exige habilidades comunicativas e negociais
- Veridiana Martins
- 14 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de set. de 2023
Tratar um conflito por meio do consenso envolve sempre habilidades comunicativas e negociais, mas por que isso?
Resolver conflitos por meio do consenso pressupõe o alinhamento de interesses, ou seja, a forma de resolução da situação conflituosa deve unir e contemplar os interesses de todos os envolvidos.

Apenas a partir de uma comunicação eficiente é possível fazer com que as pessoas expressem de forma clara seus reais interesses, para compreensão do outro e, consequentemente, possam compreender os interesses do outro. Por isso ser habilidoso na forma de se comunicar é tão importante.
Reformular a maneira como nos comunicamos a partir da essência técnica trazida pela CNV (Comunicação não-violenta) pode contribuir muito para isso, pois a partir dela passamos a escutar com empatia e nos expressar com honestidade.
Ok, mas porque são necessárias habilidades negociais? Por que o alinhamento desses interesses se dará através de uma negociação, uma negociação dos interesses de ambos os lados. Quando falamos em negociação comumente pensamos em "dinheiro", mas dinheiro é uma forma de materializarmos os interesses.
O que se negocia não são valores ou objetos e sim os interesses que vem expressados muitas vezes de forma monetizada. Se ampliarmos nossa compreensão para "negociação de interesses" certamente essa etapa será mais fácil.
Aliar habilidades comunicativas e negociais é essencial para a boa gestão de conflitos.
Veridiana Martins
Comments